Tuesday, October 13, 2009

Caminhada lago della Duchessa

Continuando a serie de relatos de montanha, faz algumas semanas fui a uma caminhada na divisa entre Lazio e Abruzzo.
Fui com Elena, uma amiga que conheci numa cavalgada organizada pela agência Avventure nel Mondo, com a qual tinha viajado para as ilhas Seychelles no ano passado.
E com ela retomei as minhas caminhadas de montanha, já que ela conhece muitas associações de excursionismo e tem bastante experiência em trilhas.
Voltando a essa caminhada, éramos quatro pessoas e partimos de Roma no domingo pelas 8 da manhã em direção a L’Aquila.
Chegamos por volta das 10 em Corvaro e em seguida pegamos uma estrada de terra que nos levaria até Borgo Cartore, um burgo medieval muito interessante com casas em pedra.
Dali iniciamos a trilha em anel até o lago della Duchessa, para depois retornar a Cartone.

Era por volta das 10:30 quando começamos a caminhar, o dia estava super agradável, com um céu azul e poucas nuvens.
A parte inicial foi puxada, com uma subida dura, para logo se estabilizar e seguimos por uma espécie de vale.
Paisagem interessante com muito verde e rochas de coloração clara por todos os lados.
De repente, após uma curva avistamos o lago della Duchessa, um lago não muito grande nem profundo, mas muito bonito, na verdade o contexto era muito sugestivo.
Paramos para fazer uma pequena ‘boquinha’ e logo seguimos.
O caminho ainda continuava plano e depois de algum tempo avistamos uma descida com um maciço montanhoso ao fundo.
São as montanhas do parque regional do Sirente-Velino. Aliás, o monte Velino, com 2.486 metros será a minha próxima meta.
A vista é muito impressionante, pois as montanhas ao longe são realmente impressionantes.
Continuamos até onde a trilha plana terminava, com um meio abismo a nossa frente. Ali numa pedra com vista para o Velino paramos para o nosso almoço merecido por volta de 13:30.
Começamos a baixar até entrar em um bosque com trilha bastante normal. Até cruzamos com uma serpente que logo se escondeu na vegetação ao lado.
Sempre dentro do bosque deparamos com pedras enormes que se soltaram quem sabe quando da montanha. Impressionavam pelo tamanho.
Retornamos finalmente a Cartore lá pelas 17. Seguimos para tomar uma merecida cerveja em Corvaro e retornar a Roma.
Uma bela caminhada de domingo!