Visto que estou bem atrasado com os meus relatos, vou iniciar ao contrario, ou seja, da minha mais recente experiência.
No fim de semana passado (02/10) estive na Espanha para um encontro com uma grande amiga do caminho de Santiago.
Todos os anos ela e mais outros caros amigos organizam um encontro na montanha Palentina, região de Palencia, norte da Espanha. E foi a minha segunda participação nesse encontro.
Mais especificamente estive nas cercanias de Barruelo de Santullán, onde um caro amigo (que vive na cidade) e sua família nos acompanhavam para conhecer as peculiaridades da região.
O objetivo principal (ou desculpa, como quiserem ) era ver a Berrea, isto é, o período de acasalamento dos cervos.
E ali não faltam coisas para se ver, o local está cheio de igrejas românicas muito interessantes, como a de Revilla de Santullán, onde um senhor muito simpático nos conta sobre as particularidades arquitetônicas. Chama-se Belarmino e tem ‘apenas’ 84 anos e não pede mais que um euro por pessoa como doação para poder manter a igreja em ordem.
E falando na principal atração, a Berrea, fomos tentar avistar os cervos no inicio de um parque natural. Estávamos quase no por do sol quando chegamos ao local, a beira de um vale com montanhas ao longe. Logo chegando escutamos os ‘gritos’ dos cervos e logo os meus amigos, com os olhos já acostumados avistam os cervos ao longe. Também levávamos binóculos e assim podíamos vê-los tranquilamente.
Não poderia deixar de fazer um comentário sobre coisas mais ‘mundanas’, como comer e beber, já que em minha opinião a Espanha merece um destaque. As famosas ‘copas’ antes das refeições eram de praxe. E nos restaurantes, embutidos, queijos da região e carnes deliciosas matavam a nossa fome.
E para finalizar tenho que dizer que estive muito bem, foi muito divertido, e entrar em detalhes aqui seria não terminar mais de falar.
Até o próximo relato!
Link com mais fotos:
No comments:
Post a Comment