Monday, January 27, 2014

Ano Novo no Circulo Polar Artico - Chegada a Honningsvag: Nem tudo é alegria

Chegando em Honningsvag, parecia noite, e eram somente 11 da manhã... Era 2 de janeiro.
Saimos do barco em direção ao estacionamento do ônibus que nos levaria ao cabo norte, o ponto mais extremo da Europa e mais perto do polo norte!

Chegada a Honningsvag
Por volta do meio dia!

Saindo do hospital
Hospital de Hammerfest

A rua estava completamente congelada, era uma placa de gelo... Eu caminhava com cuidado, pois não tinha sapatos especiais, não sabiamos que nas ruas normais teria esse problema... Mas de repente escorreguei e tomei um tombo incrível.
Imediatamente senti uma dor terrível. Vieram outros turistas, que me disseram para respirar fundo e estar calmo. Meu companheiro de viagem foi chamar ajuda no posto turistíco. E chegaram uma moça norueguesa e um rapaz francês para tentar me levantar, mas não dava... A dor era tanta e não conseguia apoiar a perna.
Então chamaram uma ambulância. Me fizeram uma avaliação inicial e me disseram que provavelmente teria que fazer uma radiografia, mas que ali não tinha, somente em uma outra cidade, mas que me levariam ao centro médico local para o doutor dar uma palavra definitiva.
Chegando no ambulatório o médico me viu e confirmou que tinha que fazer uma radiografia, pois ali eles não tinham aparelho e nem faziam cirurgia... Comecei a ficar meio encanado...
Me puseram na mesma ambulância e seguimos a Hammerfest, a 2 horas e meia de distância... Era meio dia mas estava completamente escuro. O meu amigo ficou em Honningsvag com a minha mala, pois não tinha espaço...
Chegando no hospital me fizeram a radiografia, a dor estava complicada sempre que me mexia. Menos mal que o hospital era bastante moderno, visto que a cidade tinha apenas 10 mil habitantes. Mas Noruega é outra história.
Subi para uma ala onde uma doutora e um doutor residentes estavam examinando a chapa, me disseram que tinham que verificar com o médico mais experiente e o radiologista. Depois de um tempo voltaram e me deram a bela notícia: tinha uma fratura um pouco abaixo da cabeça do femur e eles aconselhavam uma cirurgia para colocar uma placa de metal para reforçar o osso.
Me perguntaram o que eu decidia, bem, no fundo não tinha outra alternativa... Conclusão, me operaram na mesma noite.
Por sorte a carteira de saúde do INPS italiano era válida e não tive que pagar nada. Graças a Deus correu tudo bem e na mesma noite segui para um quarto coletivo, mas que estava vazio.
No dia seguinte os doutores vieram e me explicaram que estava tudo bem e que não era uma fratura grave e que eu poderia retornar para a Italia como planejado (dia 6 de janeiro).
Sem comentários sobre o tratamento no hospital, país de primeiro mundo.
Acabei tendo que comprar uma passagem de Hammerfest a Oslo para o domingo onde reencontraria meu amigo para depois retornar na segunda.
No domingo dia 5 sai do hospital, de muletas, pois nãp podia apoiar a perna.
Um avião bimotor me deixaria em Tromso depois de meia hora de vôo. A vista era linda, abaixo se viam fiordes nevados e um por do sol muito bonito, apesar de ser apenas duas da tarde...
Peguei a conexão para Oslo, onde reencontrei meu amigo de viagem.
Ja' havia mudado a passagem de volta para Milão, para ficar na casa de parentes.
No momento da escritura desse post ainda estou em Milão, esperando a recuperação.
Tudo esta' indo bem, é uma questão de paciencia somente :-)
Enfim, o cabo norte vai ficar para uma proxima vez!
Apesar do susto, estava terminada mais uma ‘aventura’...

No comments:

Post a Comment