Saturday, January 25, 2014

Ano Novo no Circulo Polar Artico - Aurora Boreal



De Trondheim fonos a Tromsø, bem mais ao norte.
Considerada por algumas fontes como capital da Laponia e do Artico, está 350kms ao norte do círculo polar ártico e possui cerca 70 mil habitantes.
Uma cidadezinha muito simpática e bonita, no meio de um fiorde. Embora esteja quase no polo norte a temperatura média no inverno é de -4 graus. As principais atrações são a catedral do ártico (estilo moderno), os museus Polaria e Polar e um funicular que leva ao monte Storsteinen, onde se tem uma vista espetacular da cidade, rodeada de montes nevados.







Outra coisa interessante, como estavamos mais ao norte o sol nasce as 10:30, na verdade ele nunca chega a estar no alto, e por volta das 13:30 já está anoitecendo.
As outras atrações são as várias excursões, que costumam ter preços bem salgados.
Os passeios principais são:

  • Avistamento da aurora boreal, obviamente, visto que a cidade é um dos pontos melhores para vê-la.   Fazem passeios fora, por ter menos poluição de luzes da cidade. Incluem inclusive bebida quente e bolo numa tenda típica Sami (povo originário da região).
  • Trenó com cachorros Huskies (dogsledding)
  • Avistamento de baleias e orcas
  • Passeio com renas
  • Motos de neve
Na primeira noite fizemos o passeio com os cães, que na verdade não eram huskies, mas uma mistura.
Eram 18:30 quando iniciamos e depois de uma hora de carro chegamos no ponte de partida, já bastante escuro. Vestimos roupas especiais de frio e depois tivemos instruções de como guiar os cães.
Quando saimos para montar nos trenós eles estavam completamente impacientes para sair e latiam sem parar. O passeio foi incrível, com lanternas no escuro e com um céu estrelado que preanunciava uma grande noite de ano novo no dia seguinte. São duas pessoas por trenó, uma vai de passageiro sentada e outra conduzindo os cachorros. Trocamos mais de uma vez, e quando pegavamos velocidade era muito divertido. O passeio com os cães durou um pouco mais de uma hora. Terminado retornamos a uma cabana Sami com chá, café e bolo.




Era chegado o grande dia, ou melhor, noite, para ver a aurora boreal. A tensão era grande, pois nada é garantido, se o céu não estiver limpo não se vê nada. E o dia todo estava nublado, mas tinhamos fé na previsão, que dava céu aberto. Além do mais era noite de ano novo...
As 18:30 pegamos a  pequena van da Amazing Aurora para depois de uma hora e meia chegar no ponto de avistamento. Completamente afastado da cidade, o local tinha uma pequena cabana. Era tudo escuro e o céu estava perfeito, as estrelas cintilavam perfeitamente, faltava somente a grande convidada da noite.
Preparamos todos os tripés para fazer as fotos. A guia explicava que de uma parte no céu tinha uma espécie de nuvem, e que na verdade era a aurora, mas muito fraca.
Depois de cerca uma hora ela começa a aparecer e todos ficam excitados e com uma euforia incrível. O espetáculo da natureza é impressionante com suas tonalidades de verde em várias formas. E que de vez em quando dançavam inclusive.
E o mais impressionante quando fachos de luz verde passam contendo uma espécie de pó cósmico que flui como se fosse um rio.
Por vezes desaparecia para depois reaparecer novamente e penso que passei o Ano Novo mais impressionante da minha vida, olhando a Aurora Boreal acima de mim.
Fomos sair dali eram mais de uma e meia da manhã.
O objetivo da viagem estava alcançado!
O dia seguinte (02/01/2014) seria a partida para o cabo norte. Partimos com o famoso barco Hurtigruten, que até hoje opera não só como nave de cruzeiro mas como transporte também.
Partimos as 18:30. Depois de nos acomodarmos na cabine, a viagem duraria uma noite e chegariamos a Honningsvag as 12:00 do dia seguinte.
Logo depois de uma hora de navegação fomos a ponte para ver como estava o céu e se de novo poderiamos ver a aurora boreal.
E incrivelmente ela começou a aparecer de todos os lados e inclusive acima de nossas cabeças, estava muito mais forte que no dia anterior, não dá para descrever a nossa alegria. O espetáculo durou mais de uma hora e meia!




No comments:

Post a Comment