Monday, October 3, 2011

Retorno ao Monte Velino




Finalmente depois de varias tentativas de organizar uma subida ao Monte Velino, nesse fim de semana fiz a minha segunda incursão a essa montanha, pico mais alto do terceiro grupo mais elevado dos Apeninos.
Dessa vez a trilha seria pelo lado norte, em duas etapas:
- No sábado subiríamos até o Refúgio Sebastiani (2102 mts) a partir do Campo Felice (uma estação de esqui). Esse percurso seria de 2,5 horas mais ou menos.


- No domingo seria a subida ao Velino com retorno até o refúgio novamente (de 3 a 4 horas de subida e 3 para descer) e descida até onde estava o carro (mais 2 horas). Digamos que no total seria bem puxado.
O grupo era de 6 pessoas, não todos habituados a caminhadas em montanha, e no final levamos mais tempo para chegar ao refugio. Chegamos em torno das 5 da tarde. O tempo estava perfeito, e a paisagem excepcional, principalmente o pôr do sol.
Tivemos que dormir em barraca, pois não tinha lugar dentro. No final nem fez tanto frio, por sorte.
Na manhã seguinte acordamos cedo para sair lá pelas 8 horas.
O nascer do sol também estava fabuloso, e ainda mais com os urros dos cervos, que se sentia ao longe.
Iniciamos a caminhada, que seria um sobe desce continuo. Passamos por uma primeira e pequena crista até Colle dell’Orso, depois prosseguindo até o Colle del Bicchero (2161mt).
Dali se descia até uma espécie de sela para subir novamente até a crista do Velino, passando ao lado do Monte Cafornia. Impressionante a crista, com uma trilha bem estreita, até chegar ao ataque final do Velino, que para mim durou uns 25 minutos, visto a trilha tinha muitos pedregulhos e se podia escorregar facilmente (claro que para uma pessoa treinada de 10 a 15 minutos).


O dia estava completamente limpo e se via inclusive o pico do Gran Sasso. No topo tem uma enorme cruz de ferro e uma bela estátua de uma madonna.
A descida foi bem dura para mim, o meu joelho já estava bastante dolorido. O retorno de volta ao refúgio foi em torno de 3 horas e 15 minutos e ainda teria que retornar ao carro.
Praticamente toda a trilha foi feita com poucas paradas. Somente uma maior de 30 minutos no topo do Velino. Cheguei de volta ao refugio as 15:15 e as 15:40 já estava na trilha para retornar ao carro, que durou em torno de 2 horas e vinte, sem parada!!!
Ou seja, no total do dia, 10 horas... Quando cheguei ao carro estava completamente acabado e ainda me esperavam quase 3 horas de carro para voltar para Roma (transito complicado...).
No final valeu o esforço, de noite em casa foi só botar o joelho debaixo do gelo ;)

No comments:

Post a Comment