Sunday, July 21, 2013

Ilha da Pascoa (Easter Island) - II


Continuando o blog da ilha:

Rano Raraku
Local onde os Moai eram esculpidos, é uma cratera de vulcão extinto. Para mim o local mais interessante da ilha. Os Moai estão por toda parte e na sua maioria soterrados. É impressionante a visão das cabeças no gramado e o corpo abaixo da terra. Além do mais existem os Moai inacabados na rocha. Fui ao local duas vezes, na primeira estava quase chovendo, com o guia e a segunda sozinho e com sol, com a gentileza do guarda ter deixado entrar novamente, pois o bilhete é válido apenas uma vez.






Rano Kau
Vulcão extinto, com uma cratera que possui uma serie de pequenos lagos no seu interior. Fui umas três vezes no local, até que a última com um belo tempo. Existe uma trilha que vai do centro de Hanga Roa até o mirante principal da cratera. A trilha até o mirante não é excepcional e dura uns 45 minutos. Já caminhar na trilha rodeando a cratera é fascinante, principalmente com sol. A visão dos lagos internos é especial e chegando quase na ponta é possível observar o mar e as ilhotas onde os homens-pássaro chegavam.






Orongo
Aldeia sagrada, onde eram efetuados os rituais dos homes-pássaro.  O local fica no alto da cratera (Rano Kau) e tem uma paisagem de tirar o folego. 
Esse ritual era uma espécie de competição para escolha da tribo que deteria o poder. Consistia em um representante de cada tribo (Hotu), que deveria descer a encosta da cratera, nadar até uma ilhota (Motu Nui), escalá-la e pegar um ovo de uma espécie de gaivota. O primeiro que conseguia seria consagrado como Tangata Manu (homem-pássaro) e a sua tribo a que deteria o poder na ilha. Existem muitos petroglifos na ilha com a representação desses competidores e as divindades.  Dizem que muitos morriam por atacados por tubarões, outros por cair na escalada ou mesmo afogados.






Outros pontos de interesse
Te Pito O Te Henúa: local a beira-mar onde existe uma pedra vulcânica redonda que é considerada o umbigo do mundo. O guia colocou uma bússola em cima da pedra e o ponteiro do norte ficou perdido...
Papa Vaka: local com petroglifos de peixes
Puna Pau: local onde os chapéus dos Moais (Pukao) eram esculpidos em rocha vulcânica de cor avermelhada.






O pessoal da ilha é muito acolhedor, aviso somente que os preços de restaurantes são bastante salgados, mas se come bem em geral. Para que gosta de um cebiche e atum a ilha tem bastante a oferecer. 
Em Santiago do Chile já nao posso comentar muito, pois fiquei muito pouco. Visitei a plaza de armas e o mercado, pode-se comer também uma boa empanada e pratos a base de peixe e mariscos.


No comments:

Post a Comment