Tuesday, January 1, 2013

Vigilia di capo d'anno 2013 - Orvieto e Bagnoreggio



Continuando a crónica de fim de ano, no dia 31, tinha o dia livre, resolvi pegar o carro e conhecer algum lugar interessantes nas cercanias de Roma.
Fazendo uma busca na net, achei um burgo medieval interessante, Civita di Bagnoreggio.
O local fica próximo a Viterbo (Lazio) e Orvieto (Umbria) e dista a uns 100 kms de Roma.
O burgo fica no alto de uma pequena colina, acessível de uma ponte, aberta somente a pedestres.
Lugar interessante, visto que é o local de nascimento de San Buonaventura, um dos principais biógrafos de Sao Francisco de Asssis e amigo de Sao Tomas de Aquino (fonte: Wikipedia). 
Alem do mais, fundada ha 2500 anos pelos etruscos.













Após almoçar num pequeno restaurante, deixo o burgo e sigo para Orvieto, cidade muito interessante na Umbria, apenas 20 kms daonde eu estava.
Ja' tinha estado por ali muitos anos atras, e queria retornar. 
Cidade bastante antiga também, tendo sido habitada por etruscos e depois romanos.
Também fica no alto de uma espécie de colina.
Caminhando pelas ruelas estreitas, de improviso chego na praça da catedral (Duomo), obra gotica, e fico de boca aberta, uma obra de arte verdadeira, a fachada toda em mármore e com detalhes de mosaicos em ouro. Claro que o céu azul ajudou e muito a dar um impacto na imagem.
Entro na igreja construída nos século XII-XIII (pagando ingresso, mas tenho que dizer que valia a pena) e me maravilho com com o altar central, cheia de afrescos.
E o mais impressionante eram as capelas laterais, Corporale e San Brizio. A primeira com um relicário medieval e um lenço em linho com manchas de sangue de um milagre do século XIII, e a segunda, uma jóia para os amantes da pintura italiana: afrescos do Beato Angelico e continuados depois por Luca Signorelli.
Terminada a visita não tinha muito mais o que fazer, afinal era já escuro, retornei a Roma muito satisfeito e com a reflexão de como o homem pode ser capaz de criar obras tão maravilhosas e ao mesmo tempo destruir, criar guerras, matar os semelhantes.








No comments:

Post a Comment