Tuesday, March 6, 2012

Patagonia III - El Chalten



Volto com a terceira parte da minha viagem a um lugar de muita beleza e de passeios bastante interessantes.
Depois da fantástica experiência ao Perito Moreno, parto para El Chalten, que fica a umas 3 horas de El Calafate.
Esse pequeno vilarejo, ainda em território argentino, é conhecido pelos trekkings no parque Los Glaciares, que tem o Monte Fitz Roy (3359 mts) o mais famoso.
Fui com intenção de fazer as caminhadas mais tradicionais do parque, que seriam: Laguna de Los Tres (base do Fitz Roy), Laguna Torre e Laguna Capri.
Na minha chegada, logo após o almoço,  decidi fazer a Laguna Capri, que era a mais curta e como tinha luz até tarde daria para encarar.







A duração seria de umas 5 horas ida e volta.
O dia estava muito bonito e depois de comer algo segui caminho. Inicialmente tem uma subida discreta e ali vi que estava meio fora de forma.
Por incrível que pareça tem muito bosque, o que me surpreendeu um pouco, pois tinha uma ideia diferente das trilhas patagônicas.
Estava até calor, pude caminhar de camiseta. A paisagem é estupenda e quando pude avistar o Fitz Roy pela primeira vez foi realmente fabuloso.
E quando chego na Laguna Capri, que não esperava muito,  foi também uma surpresa, pois o lugar é lindo.
Decidi passar pelo menos uma meia hora na margem do lago, apreciando suas águas cristalinas com o Fitz Roy ao fundo.
No retorno, de repente escuto um ruído estranho, estava numa parte do bosque com muitas árvores caídas, olho para elas e para minha surpresa vejo vários pica-paus. Nunca tinha visto um ao vivo. Incrivelmente me aproximo e eles nem se assustam!
Retorno a cidade por volta das 8 da noite para um jantar a base da famosa carne argentina, não mais que merecido.
O dia seguinte seria puxado, a trilha iniciaria na Hosteria El Pilar, a uma hora ao norte de El Chalten, desceria até o ponto de subida à base do Fitz Roy.





A trilha estava bastante agradável, passando por bosques e vistas lindas do monte. Depois de umas duas horas de caminhada inicia uma subida muito dura, sob um sol forte e nenhuma sombra.
Tive que parar pelo menos umas 3 vezes, e o que era previsto nos guias para 1,5 hora se transforma em 2, 5... Mas valeu o esforço, pois de repente se chega em uma parte muito próxima ao monte, com um lindo lago na sua base.
Ali descansei um pouco e paro para o almoço. Não posso demorar muito, pois o retorno seria longo a Chalten. Ainda pretendia passar pelas lagunas Madre e Hija.
Começo a descer por uma trilha que parece não acabar nunca, até o cruzamento onde se podia retornar pela laguna Capri, mais curto como caminho, ou fazer a outra parte, alongando em pelo menos uma hora e meia de caminhada.
Afinal decido pelo caminho diferente e mais longo. Um caminho bastante solitário, mas muito bonito. No final esta bastante extenuado, afinal cheguei em Chalten por volta das 8 da noite, completando um trekking de 11 horas!!








No dia seguinte não tive a sorte dos outros dias e o tempo mudou, um vento incrivelmente forte impediu de fazer a trilha da laguna Torre.
Aproveito para fazer algo mais tranquilo nas redondezas. Decido ir até a sede do parque e faço a trilha do mirador de los condores. O vento estava realmente complicado. Muitas vezes tive que parar para me apoiar e não perder o equilíbrio. Não dá para aproveitar muito, mas a paisagem era linda de qualquer jeito.  Volto para almoçar e na parte da tarde faço o Chorrillo del Salto, uma cachoeira a uma hora de caminhada de Chalten. Nada excepcional, comparando com as cascatas maravilhosas de Minas Gerais.
Naquela noite janto em um ótimo restaurante para mais um bife de chorizo, que não consigo dar conta.
O ultimo dia seria a grande experiência do trekking no glaciar Viedma. Mais extenso que o Perito Moreno.






Parti com uma excursão contratada lá pelas 9 da manhã. Depois de mais ou menos uma hora de carro chegamos a um mini porto para pegar um barco que nos levaria até a lateral do glaciar.
Caminhamos por pedras até chegar no inicio da geleira. Colocamos os crampons e iniciamos a aventura. Sem palavras, a paisagem é incrível e muito diferente de ver o glaciar de longe.
Os guias são fantásticos, com explicações muito boas e principalmente a segurança com as pessoas. Ao final, brinde com Bayle’s com pedras de gelo do glaciar!
No final do dia pego o ônibus para retorno a Calafate e mais uma caminhada no gelo (ver post anterior).









Até a próxima!

1 comment: