Thursday, June 3, 2010

Subiaco - Monasterios Beneditinos

Nesta ultima quarta, festa da República aqui na Itália, tirei a folga para fazer um pequeno passeio.












Já que seria complicado fazer alguma trilha em montanha, uma pela previsão de chuva e outra por não ter me organizado antes, acabei pedindo um conselho a uma amiga sobre algum lugar interessante não muito longe de Roma.
O lugar escolhido foi Subiaco. É uma pequena cidade cerca de 90 kms de Roma, com pouco menos de 10 mil habitantes.
No fundo não cheguei a ir à cidade, mas em dois monastérios beneditinos que estão próximos ao parque dos montes Simbruini.
O que me interessava era estar num lugar de muita paz para relaxar um pouco. Claro que o meu interesse pela idade média também prevaleceu.





 O primeiro monastério que visitei foi o de Santa Escolástica, fundado pelo próprio São Bento de Norcia (Umbria) e único remanescente dos 13 fundados por ele na região.
São Bento nasceu em torno de 480 d.C. e foi o fundador da ordem dos beneditinos. Santa Escolástica era sua irmã gêmea.
Entrando no monastério tinham visitas guiadas, com pagamento a donativo, pois é, quem diria, no mundo de hoje onde tudo gira em torno de dinheiro.
Saindo de lá, tento ir ao monastério de São Bento, que estava fechando para o almoço. Me conformo e vou fazer um passeio de uns poucos quilômetros até a Villa di Nerone (Vila de Nero). Ali tem os restos de uma residência desse famoso imperador.




A um quilômetro dali uma pequena trilha leva ao laghetto di San Benedetto, na verdade um caminho margeando o rio Aniene que termina em um pequeno lago com uma cascata. Lugar muito bonito com águas de cor verde esbranquiçada.
Retorno ao monastério de Santa Escolástica para almoçar no restaurante anexo. Comida simples, mas boa.
Subo a pé ao monastério de São Bento, para visitar o famoso Sacro Speco, uma gruta onde o santo ficou como eremita por três anos. Curiosamente o monastério não foi fundado por ele, mas somente depois de séculos, em cima da gruta, para recordar o fato.
Esse local é muito sugestivo, pois foi fundado no século XII e fica abaixo de um paredão rochoso. Além disso, a igreja é toda construída dentro da rocha, em torno da gruta onde ficava São Bento. Ela é toda afrescada com pinturas da escola de Siena, na sua maioria.
A visita guiada, que durou quase uma hora foi apresentada por um rapaz muito cuidadoso com as explicações e que ao final ficaria sabendo ser um postulante a monge.
Interessante é que esse complexo é tido como o mais antigo monastério beneditino no mundo, sempre tendo mantido a atividade durante todos esses séculos.
Terminada a visita, por volta das 5 da tarde, uma pequena surpresa, névoa e chuva. A primeira deu um ar todo especial ao local.
Desço ao monastério de Santa Escolástica, onde faço as minhas compras, um bom amaro e licor de mirtilo produzidos pelos monges, além de um belo cd de canto gregoriano gravado na própria igreja.






Outras fotos Subiaco

1 comment:

  1. La cantidad de cosas maravillosas que hay en Italia! Preciosa la laguna con la cascada.

    ReplyDelete