Sunday, June 14, 2015

Feriado 2 junho - Cracovia I


No ultimo feriado por aqui na Itália, festa da republica,  aproveitei para fazer a ponte, como se fala por aqui, visto que caía numa terça-feira.
Decidi ir conhecer Cracóvia, fazia algum tempo que tinha curiosidade de conhecer Auschwitz, que fica não muito distante.
Além do mais a Polônia já tinha me causado uma boa impressão em Gdansk.
Viajei com a Lufthansa, que para mim é uma das melhores companhias.
Faria um voo com escala em Frankfurt, e ai a organização e tecnologia entraram em jogo.  Um pouco antes de chegar no aeroporto recebo um SMS deles dizendo que tinha um atraso de uma hora no voo.
Fico meio desesperado, pois perderia certamente a conexão e como era tarde da noite acabaria chegando somente no outro dia.







Ao invés de ir fazer o check-in fui direto ao balcão da Lufthansa e expliquei a situação, na hora eles me mudaram o voo com escala em Munique, onde não tinha atrasos!
Cheguei um pouco mais tarde no sábado a noite.
O hotel onde estava ficava no bairro hebraico, chamado Kazimierz.
No domingo de manhã inicio o passeio por uma das mais famosas sinagogas da cidade: Remuh, construída em 1557. Interessante pelo antigo cemitério, que me fez recordar Praga, claro, na devida proporção. Enquanto tirava fotos um senhor judeu, vestido em modo tradicional me disse que o seu avô estava enterrado ali e me contou uma lenda sobre a sinagoga Isaac.
Lenda curiosa que fala de um judeu Ayzik que sonhava com um tesouro enterrado debaixo de uma velha ponte em Praga. Esse judeu vai até lá e quando cavava para achar o tesouro é barrado por guardas e o oficial pergunta a ele o que estava fazendo.
Este conta do sonho e o oficial diz que somente judeus pobres acreditavam em sonhos e que ele tinha sonhos de sobre um tal Ayzik que tinha um tesouro guardado debaixo do forno em Cracóvia. E imagina que ele acreditasse nisso e fosse até lá.
Então Ayzik retorna e descobre o tesouro debaixo do seu forno e fica rico. Moral E com esse dinheiro ele construí a sinagoga chamada Isaac.
No Wikipedia não fala do uso do dinheiro, mas conta da lenda.
Visitei outras as sinagogas Old e Tempel. O bairro é característico com muitos edifícios antigos, embora deva ter sido reconstruído depois da guerra.



 





Outros destaques: o museu da engenharia (transportes) e as igrejas Corpus Christi (gótica, de 1335), Santa Catarina (gótica, de 1343) e a de Santo Estanislau.
Na parte da tarde visito a Stare Miasto, traduzindo, cidade velha ou centro histórico. Vou direto a praça principal, a Rynek Glowny, datada de 1257. Passo pela rua principal, cheia de igrejas e edifícios de arquitetura muito interessante.
A cidade estava repleta de turistas, e nessas ruas principais circulam tradicionais charretes.
A Rynek Glowny é muito bonita, ao centro um palácio antigo que era o mercado de tecidos, em uma lateral a bela basílica de Santa Maria (Mariacka, consagrada em 1320) e de outro a torre do relógio.
Também próximo a praça o Colégio Maius, onde nada menos que Copérnico estudou por ali.
Outros pontos interessantes são o barbican (torre fortificada) e a Florian Gate.









No comments:

Post a Comment