Depois de passar o Natal e Ano Novo no Brasil com a família e amigos, retorno ao frio europeu.
E nesse ano o inverno está pegando pesado por aqui.
Bom, visto que não dá para mudar isso a alternativa é continuar as caminhadas dominicais.
Nesse período invernal uma coisa muito interessante de se fazer é a caminhada com raquetes de neve (ciaspole, como se diz em italiano). Não são as raquetes de tênis ou o que a gente via nos antigos desenhos animados. São raquetes modernas, em geral com corpo de plástico e encaixes em metal.
O passeio desse domingo foi sempre na região de Abruzzo, mais precisamente em Ovindoli, pequena cidadezinha não longe de Avezano e do Monte Velino. O local é cheio de gente, pois é uma estação de esqui.
O dia começou bem cedo, peguei a estrada pelas sete da manhã e em Roma o tempo estava bem ruim, com chuva. Entrando na estrada a situação não mudou e aliás até piorou, após sair da região de Lazio começou a nevar...
Chegando em Ovindoli acabamos perdendo um tempão, pois na estrada só se passava com o carro montando correntes de neve nos pneus (acho que no Brasil o pessoal nem tem idéia do que seja).
Moral da história é que fomos iniciar a caminhada lá pelas 11 da manhã.
O grupo era grande, pois fui com uma associação de trekking chamada Ogni Quota. O roteiro pensado foi alterado pelo atraso e pelas condições climáticas.
Começamos a caminhar e para minha surpresa não me dei mal com as raquetes, visto que tinha mais de cinco anos que não usava esse tipo de aparato. Além do mais estava com botas recém compradas.
O passeio decorreu tranquilamente, alternando pontos com tempo bom e outros com vento frio e neve.
Não precisa dizer que a paisagem é excepcional, a delicadeza da neve acumulada nos galhos dos pinheiros, que cobriam toda a encosta das montanhas é um fenômeno e a descida que fizemos por entre as árvores sem folhas e cobertas com camadas de neve davam uma sensação de paz incrível.
Não tem muito que escrever, ai vão algumas fotos de hoje!
Outras fotos Ciaspolata Ovindoli