Pois é, depois de muito tempo, volto a carga, pena que atrasado.
Vou falar um pouco da minha viagem por duas das Ilhas Canárias, Lanzarote e Fuerteventura.Dois lugares muito interessantes! Falarei primeiro de Lanzarote.
É um lugar muito apreciado pelos italianos. Não é tão caro e nem tão longe. E tem praias estupendas.
Passei dez dia por ali, mais ou menos 5 em cada ilha. Tem um álbum de fotos nesse mesmo site, onde vocês poderão entender um pouco mais do que se vê por ali.
Para quem não sabe, as Ilhas Canárias pertencem à Espanha, mas ficam encostadas na África, mais precisamente na costa do Marrocos. Comecei por Lanzarote, ilha vulcânica com paisagens um tanto áridas e desérticas. Por ali é imprescindível alugar um carro. Devo dizer que visitei quase toda ilha. Estive hospedado em perto de Puerto del Rosario, ponto de muita vida noturna, comercial e com praias enormes. O estilo de praia na Europa é um pouco diferente do nosso. Tem muitas cadeiras de praia a pagamento. Ou seja, você aluga a cadeira para o dia todo. E tem zonas livres onde qualquer um pode ficar e colocar a sua toalha.
Nessa região as praias são legais, mas nem tanto, perto de outras que visitei. Continuando a visita pela ilha fui ao Parque Nacional de Timanfaya, área que teve as últimas atividades vulcânicas da ilha. Interessantíssimo, você praticamente passa no meio de onde a lava deixou seu rastro e vai inclusive vendo um monte de bocas (crateras). Dava até para comer num restaurante que fazia carne grelhada no calor que vinha da atividade vulcânica! Outra coisa legal, descobri que a planta mais famosa e utilizada ali é o Aloe Vera (que a gente conhece tanto pelos cremes de pele, shampoos, etc...).
Um dos lances mais interessantes do parque foi o passeio de camelo, isso mesmo, eles tem camelos por lá!! Bem, se pensar bem está bem perto do Saara!!!
Ainda pela parte sul um local lindo também foi El Golfo, em prática uma pequena praia de areias escuras com um pequeno charco de uma cor verde muito forte, e as montanhas atrás com formações muito diferentes.
Lugar especialíssimo mais ao norte da ilha é a cueva de los verdes. Na verdade você entra por um túnel de lava tem formações muito legais dentro, além da iluminação criada por um artista plástico para realçar as formas das rochas. Por ali uma coisa impressionante, dentro tinha um lago que parecia um abismo, a gente só percebeu que era água quando a guia jogou uma pedra ... Antes disso era uma ilusão de ótica: a água servia de espelho do teto, fazendo dar a impressão que era um abismo!
Ainda nessa região visitei os Jameos del Agua, também parecido com o outro, no final são entradas de túneis de lava onde a água do mar acabava entrando. Nesse em particular um artista plástico resolveu fazer uma piscina mais 'incrementada' e vender a composição como obra de arte... Sugiro que vcs vejam o meu álbum para ter uma idéia.
Bem, tem tanta coisa a dizer ... Espero não ser tão longo!
Outro local interessante é a primeira vila da ilha: Vila Teguise. Casinhas brancas com portas verdes em geral. Além de terem teto plano, provavelmente porque não chove quase nunca! Muito sugestiva.
Falando mais de praias, a preciosidade da ilha: Praia do Papagayo. Uma ponta onde se chega apenas por estrada de terra. Mas realmente vale a pena, águas de uma cor que não vi nem no Brasil, ou em poucos lugares. Ali dá para se fazer snorkeling tranquilamente. Não muito longe dali, playa Blanca, fiz o meu retorno aos mergulhos. Nada muito especial (principalmente para quem já mergulhou em Noronha!), mas foi muito útil para relembrar os procedimentos.
Para finalizar o ponto de Lanzarote, que no final não é exatamente ali: Isla de la Graciosa.
O nome não engana. Uma ilhota que é um parque natural, lindíssima e ainda isolada. Para se chegar na praia mais linda, chamada playa de las conchas, uma hora de caminhada. Mas certamente valeu o esforço.
Teve uma hora que fiquei com a praia só para mim!!!
Bom, por hora paro por aqui para não alongar muito!!!
Até a próxima